terça-feira, 23 de abril de 2013

Durante a aula de campo de 3 de março recolheram-se plantas que foram secas e realizou-se com elas um pequeno herbário.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Os alunos elaboraram mapas de conceitos tendo por base as pesquisas efetuadas ao longo do projeto e trabalharam em grupo, apresentando-se aqui:




terça-feira, 16 de abril de 2013


Após a saída de campo ...

procedeu-se a analisar o solo e verificar o pH e a capacidade de retenção hídrica. Houve igualmente a recolha de amostras de plantas para se realizar o estudo do estrato herbáceo e posterior secagem e formação de um pequeno herbário.





 

2ª Fase:

Saída de campo a duas zonas distintas, próximo do litoral, junto ao Cabo Carvoeiro, onde os alunos irão fazer um estudo das áreas de amostragem (método dos quadrados) ao nível dos fatores abióticos. Vai igualmente ser realizada a recolha de amostras, efetuado um estudo da comunidade vegetal.











Após 2 meses de atividade experimental...

obtivemos os seguintes resultados:

- As batatas-doces sujeitas a nenhuma ou a baixa salinidade desenvolveram raízes;
- As que estavam sujeitas a salinidade de 50% não desenvolveram nenhuma raiz;
- As que estavam sujeitas a elevada salinidade desidrataram e apodreceram.

Algumas imagens:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Atividade sobre a salinidade:

Foi desenvolvido uma atividade experimental que tentava testar o fator salinidade quando as plantas estão sujeitas a este. Assim, escolheu-se a batata-doce que foi sujeita a diferente quantidade de salinidade, de modo a conseguirmos verificar como estes tubérculos reagem a salinidade crescente.

Os alunos consultaram o seguinte site que foi importante para o desenvolvimento da atividade experimental:
http://www.lneg.pt/CienciaParaTodos/edicoes_online/diversos/agua_subterranea/texto

Início da experiência:

 
 
 

Início do Trabalho:

Numa 1ª Fase:

Inquérito aos alunos sobre que produtos hortícolas se plantam e como evoluiu a agricultura no Concelho e tratamento dos dados.

 
Solicitação de pesquisa aos alunos sobre:

- Biodiversidade vegetal na região;

- Possíveis alterações da linha de costa na região;

- Que consequências podem trazer para a biodiversidade a subida do nível médio das águas do mar;

- Como variou a área agrícola nestas últimas décadas.

 

Elaboração de Mapas de conceitos a partir das pesquisas efetuadas pelos alunos, tendo presente os principais itens: biodiversidade, alterações climáticas, variações na linha de costa e preservação das áreas litorais.
Tema do projeto:

Os alunos observaram a vegetação que existia ao longo do percurso da visita, que despertou curiosidade aos alunos pois verificaram que esta se ia modificando à medida que se aproximavam do mar. Notaram o desaparecimento progressivo de pinheiros, matos e camarinhas, à medida que se aproximavam do Cabo Carvoeiro, e a prevalência de plantas mais rasteiras como chorões que se mantinham ao longo de todo o percurso, bem como de outras plantas em pequenos tufos, de forma mais escassa que anteriormente.

Observaram igualmente na estrada de acesso à marginal norte (uma parte do percurso efetuado) dunas não consolidadas que estavam estabilizadas por vegetação herbácea.

 

 Aspeto geral da área observada na visita de estudo ao Cabo Carvoeiro.

 

Questões levantadas com a visita de estudo:

- Porque é que a vegetação se foi modificando à medida que se aproximavam do mar?

- Que fatores influenciam as plantas?  

 

 Tendo por base as questões levantadas foi solicitado aos alunos uma pesquisa de modo a que procurassem definir quais os fatores abióticos que condicionavam as plantas na área próximo da linha de costa. Os alunos chegaram à conclusão que o vento, a disponibilidade de água para as plantas, a salinidade, a temperatura e eram os principais fatores que condicionavam o desenvolvimento das plantas. Assim, os alunos levantaram nova questão:

 

- Como é que as plantas cultivadas pelos agricultores no Concelho de Peniche, já que muitos dos terrenos se encontram próximo do mar, suportam os fatores abióticos como a salinidade?

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Início do Projeto....
 
Em meados de janeiro, foi apresentado aos alunos a proposta de realização de um projeto, em que os mesmos teriam de refletir sobre alguns temas chave, como a Biodiversidade, a sustentabilidade e as alterações climáticas.

 

No início de fevereiro foi realizado um debate com a turma sobre qual deveria ser o tema do projeto. Os alunos referiram ter sido importante a visita de estudo efetuada no dia 23 de outubro, ao Cabo Carvoeiro, com o objetivo de observarem rochas e paisagens sedimentares e sugeriram que fosse explorado como é que as plantas suportam a proximidade do mar, já que a salinidade condiciona a biodiversidade vegetal.